Fotos: José Leomar/Diário do Nordeste
"Não é possível pensar educação infantil sem exercitar os valores humanos da criança na fase crítica até os sete anos de idade", afirmou o educador e diretor pedagógico do Instituto Myra Eliane (IME), Carlos Sebastião Andriani, para professores e gestores da rede pública dos municípios de Horizonte, Caucaia e São Gonçalo do Amarante, na manhã de ontem. O evento faz parte de um ciclo de palestras realizado pelo IME em mais uma ação do projeto Valores Humanos na Educação Infantil.
Além de professoras da educação infantil, a palestra contou com a participação do corpo técnico da educação infantil, o secretário de educação Reginaldo Cavalcante e da primeira dama e secretária de cultura Vânia Dutra. Do Instituto Myra Eliane, estiveram presentes o presidente Igor Queiroz Barroso, a diretora administrativo-financeiro Valéria Serpa e o diretor pedagógico Carlos Sebastião Andriani.
Em Caucaia, estiveram presentes a secretária de educação Lindomar Soares e o prefeito Naumi Amorim.
"O amor, justiça, paz, verdade, ação correta e não violência são valores humanos universais que precisam inspirar nossas crianças e fomentar uma sociedade mais justa e cidadãos mais fraternos", salienta o presidente do Instituto, Igor Queiroz Barroso, em seu discurso de boas-vindas aos participantes na abertura dos eventos, ocorridos no auditório da Secretaria de Educação de Horizonte. Segundo ele, a iniciativa, também implantada no Eusébio, já é aplicada em 211 escolas dos quatro municípios e sua metodologia beneficia 23,4 mil alunos. "O objetivo é reforçar tudo o que vem sendo repassado a professores e gestão escolar desde 2016 quando o Myra Eliane foi criado. É mais um passo na transformação social baseada nesses preceitos", frisa.
Na visão de Carlos Andriani, em sua palestra, que teve como tema "Conhecimento do Eu, do Outro e Valores Humanos", a primeira benesse para a criança é ela se sentir feliz. "Os princípios humanos contribuem para uma socialização saudável, pelo aspecto positivo da vida", diz, acrescentando que é através deles que é formada a substância do ser humano, aquilo que é permanente e que vai se gerando o juízo de valor. "Sem os valores claros para um indivíduo, ele terá dificuldades em fazer escolhas", aponta.
As crianças até sete anos, indica, copiam a conduta do adulto, principalmente dos pais e professores. O que se fala tem pouco efeito. O exemplo é tudo nesta fase. "Por isso, o educador, antes de ensinar, também tem que se conhecer melhor, buscar sua essência e, dentro de si, esses valores para não só repassá-los com palavras, mas com ação".
A educação, argumenta, necessita ser realizada em parceria das famílias com a escola, mas a escola necessita assumir também o seu grande papel educador independentemente do que se passa na família.
Pilar
O titular da Secretaria de Educação de Horizonte, Reginaldo Cavalcante, destacou o projeto como sendo pilar que transmite a solidariedade. "Estamos muito honrados em ser um dos municípios parceiros do Instituto Myra Eliane". Para a primeira-dama de Horizonte, Vânia Dutra, é preciso pensar com a razão, mas baseado em alicerces que somente o coração pode inspirar. "Nosso Município é uma cidade educadora e vamos conseguir superar os altos índices de violência, mudando a realidade das crianças, futuros jovens. No entanto, é preciso entender que a responsabilidade é de todos". A programação de hoje começa às 7 horas, no Auditório da Escola Maria Socorro Gouveia, em São Gonçalo do Amarante, e continua, à tarde, às 13 h, no Auditório do Centro Municipal de Formação e Avaliação de Caucaia.
O que eles pensam
A importância da capacitação dos profissionais
"Sem dúvida alguma, o projeto já trouxe mudanças importantes para a rede da educação infantil de Horizonte. Na formação da criança, reforçar valores é essencial"
Joana Angélica Costa
Coordenadora da Educação Infantil de Horizonte
Considero essencial, pois fomentar valores humanos é como semear amor, respeito, consideração, carinho, paz, ações corretas e uma cultura de não violência"
José Lúcio de Queiroz Jr. Professor