Matéria publicada no Diário do Nordeste desta terça-feira (24)
Foto: Natinho Rodrigues/ Diário do Nordeste
Prefeitos e gestores escolares do Estado do Ceará estiveram reunidos no curso de formação de multiplicadores do Instituto Myra Eliane. Implantado com êxito em quatro cidades cearenses, o projeto "Valores Humanos na Educação Infantil" iniciou a segunda formação de gestores municipais, na manhã de ontem. O presidente do Instituto, Igor Queiroz Barroso, presidiu a abertura do evento que ocorre até a próxima sexta (27) no Comfort Hotel Fortaleza, no Meireles.
"Em março do próximo ano teremos um resultado do impacto do nosso curso de formação. Os gestores municipais estão participando ativamente. Estive em Horizonte e São Gonçalo do Amarante e vi a empolgação deles no projeto. Os valores humanos por meio do amor, paz, verdade e a não violência são a base. Tudo isso é detalhado em formas teóricas e práticas para serem aplicadas em sala de aula. Um dos enfrentamentos é o bullying. A nossa é meta é que esse modelo de educação esteja presente em todo o Brasil", explica Igor Queiroz Barroso.
A capacitação será ministrada para profissionais de Aquiraz, Maracanaú, Pindoretama e Redenção. Os profissionais aprendem por meio de atividades teóricas, práticas e exercícios ao longo da semana. O objetivo é que cada um dos municípios presentes formule um plano de trabalho para aplicação do conteúdo complementar em sua rede.
A abordagem do projeto volta-se para a inclusão de uma visão mais humanística e menos utilitária da Educação, acrescentando aspectos que possam despertar o espírito de tolerância, a cultura de paz e compreensão, o respeito mútuo e a solidariedade. Um dos diferenciais do projeto é dar importância ao papel do professor na formação de caráter das crianças.
O projeto "Valores Humanos na Educação Infantil" é uma parceria do Instituto Myra Eliane com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ). Através deste, os municípios participantes se comprometeram a inserir nas legislações municipais normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as creches ou pré-escolas para a inclusão de conteúdo adicional especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade.
Avanços
O Município de Redenção, distante 74,5 km da Capital cearense, é um das cidades que agregaram o ensino complementar à rede municipal de educação. Segundo o prefeito do Município, Davi Benevides, já é possível observar mudança nos conflitos escolares. "Já está constatado que é na educação infantil que temos o maior desenvolvimento humano. De zero a 6 anos é a fase em que a criança desenvolve o caráter. Em Redenção, já havíamos iniciado um projeto voltado para as famílias para termos um momento especial.
O programa do Instituto Myra Eliane é de grande importância para que nós possamos trazer educação de qualidade. Agora é um balizamento do que nós fazemos. O Instituto veio com aprendizagem e técnica para que tudo isso possa ser aplicado em sala de aula", explica David Benevides.
A secretária de educação de Redenção, Ana Célia Diógenes, afirma que o impacto do projeto será grande. "O curso é relevante para os profissionais dos municípios. Resgatar esses valores é primordial. Cada mãe e pai vão poder sentir que a educação vai ganhar um salto com início na educação infantil, que é a base".
O diretor pedagógico do Instituto Myra Eliane, Carlos Sebastião Andriani, explica que o curso visa que os participantes possam multiplicar as vivências com outros profissionais da educação. "A criança até 7 anos copia as atividades de pais e professores. A ideia é que essas boas ações sejam replicadas naturalmente. A socialização e autoestima precisam estar equilibradas emocionalmente para poder organizar as nossas ações. O indivíduo precisa entender como tudo isso funciona dentro de si. A ideia é que esses gestores repassem os ensinamentos aos professores das cidades, por meio de filmes e outras atividades".
Centro
Em outubro deste ano, o Instituto Myra Eliane e a Prefeitura de Caucaia lançaram a pedra fundamental da escola modelo do projeto Valores Humanos na Educação Infantil. O complexo será formado pelo Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso, um ginásio poliesportivo, um teatro, um centro de formação para professores e centro de revitalização das etnias indígenas e quilombolas.
O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.