Matéria publicada no jornal Diário do Nordeste dia 27/09/17
Pelo 20º ano consecutivo, municípios cearenses serão reconhecidos pelas Boas Práticas de Gestão na Assistência Social, com avanços em iniciativas de proteção social para reduzir as desigualdades que afetam crianças, adolescentes, mulheres, idosos e portadores de necessidades especiais. A solenidade será amanhã (28), às 19h, no Auditório Valdir Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), uma promoção da Revista Ceará e Municípios.
Destes, 15 municípios serão destacados por terem criado estratégias eficazes de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os demais adotam com destaque estratégias definidas pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas), que focam o atendimento prioritário às famílias em estado de vulnerabilidade social, combate ao trabalho infantil, promovem a inclusão social e produtiva, adotam políticas públicas eficientes voltadas para crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais.
Os municípios homenageados são: Acopiara, Alto Santo, Boa Viagem, Caucaia, Camocim, Canindé, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Horizonte, Icó, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Marco, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Quixadá, Russas, Reriutaba, Redenção, Sobral, São Gonçalo, São Benedito, Santa Quitéria, Tauá, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.
Instituições
Além dos municípios, duas instituições serão também homenageadas. O Instituto Myra Eliane, com o Troféu Responsabilidade Social, pela implantação de uma nova metodologia educacional infantil que foca nos valores humanos junto a vários municípios do Estado. "O Instituto surgiu em 2016, com base em Fortaleza, tendo a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças, explica a vice-presidente", Valéria Serpa. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica por meio de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, está também editando livros que resgatam a memória dos filhos ilustres do Estado.
Já a Fundação Beto Studart receberá o Troféu Inclusão Social por valorizar o talento de jovens carentes em seus dez anos de existência. "Os projetos apoiados pelo Programa de Apoio Técnico e os beneficiados pelo Bolsa Talento apresentam resultados animadores, inclusive com a exportação de talentos para outras regiões do País e também para o exterior", observa a vice-presidente da Fundação, Ana Maria Studart. Na ocasião, o Quarteto de Cordas da Casa da Vovó Dedé formado por adolescentes, mantido pela Fundação, fará apresentação especial.
A primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, será homenageada com o Troféu Amiga dos Municípios, pelo trabalho em vários municípios do Programa Mais Infância Ceará, focado em três pilares: Tempo de Aprender, Tempo de Crescer e Tempo de Brincar. Dentro destas ações se destaca a implantação de brinquedopraças, que já beneficiam 19 municípios.