O empresário Igor Queiroz Barroso apresentou, na última terça-feira (16), os projetos do Instituto Myra Eliane, entidade da qual é presidente, na reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Foi uma oportunidade para os diretores da Federação, sindicatos afiliados e empresários conheceram o trabalho que vem sendo feito pela instituição em seus primeiros oito meses de existência, e que visa contribuir para um futuro melhor para as crianças. O Instituto Myra Eliane acredita em uma formação complementar e continuada capaz de lhes permitir a obtenção de uma visão humanística da educação, com base em um material pedagógico próprio para a educação infantil.

Criado em 2016, o Instituto Myra Eliane vem desenvolvendo o projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ). Por meio do projeto, os municípios participantes se comprometem a inserir nas legislações municipais de normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as creches ou pré-escolas para a inclusão de conteúdo adicional especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade.

O projeto realizou, no início de abril, um curso de formação com representantes de secretarias de educação dos municípios de Caucaia, Eusébio, Horizonte e São Gonçalo do Amarante. Dessas cidades, Eusébio e São Gonçalo do Amarante já realizaram a segunda etapa, a Oficina de Formação de Caráter, que multiplica o conhecimento adquirido no curso.