Relíquias guardadas pela família durante anos, agora fazem parte do acervo do memorial.

O Memorial Edson Queiroz foi inaugurado neste domingo (7), no município de Cascavel, a 62 km de Fortaleza. O memorial traz objetos carregados de memórias que narram a trajetória da vida pessoal e profissional de um dos maiores empresários cearenses. O equipamento abre ao público nesta terça-feira (9).

As relíquias guardadas pela família durante anos agora fazem parte do acervo do memorial. O equipamento nasceu a partir iniciativa do presidente do Instituto Myra Eliane e neto do empresário Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel.

"A parceria que começou há dois anos entre mim, Igor Queiroz Barroso, e o prefeito Tiago Ribeiro e esse sonho se consolida hoje nessa entrega para a população de Cascavel, para o estado do Ceará e para os turistas que queiram vir aqui ver a realidade desse legado, conhecer este ser humano incrível, esse empreendedor magnânimo que foi Edson Queiroz", afirmou o presidente do instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de familiares do empresário, além de autoridades como os senadores Tasso Jereissati e Cid Gomes. Na solenidade, além do avô, Igor Queiroz Barroso, também fez questão de homenagear a mãe, Myra Eliane, que completaria 74 anos na data de inauguração do memorial.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de familiares do empresário — Foto: LC Moreira

A cerimônia de inauguração contou com a presença de familiares do empresário — Foto: LC Moreira

 

Revitalização do prédio

 

Foi em Cascavel que Edson Queiroz criou a Cascaju, um dos primeiros negócios do Grupo Edson Queiroz e que ganhou destaque no acervo exibido aos visitantes. O prédio histórico onde fica o memorial, na praça Nossa Senhora do Ó, passou por reforma para contar a história do empresário cearense.

"O prédio mais antigo de nossa cidade foi revitalizado para receber o nosso filho mais ilustre. Então, sem dúvida nenhuma, onde nasceu a cidade renasce hoje esse sentimento de ser cascavelense por intermédio do Memorial Edson Queiroz. Muito gratificante estarmos presenciando esse momento, renovando esse sentimento do chanceler Edson Queiroz para com sua cidade mesmo quase 40 anos após sua passagem", disse o prefeito de Cascavel, Tiago Ribeiro.

O prédio, inaugurado em 1886, já foi sede da prefeitura de Cascavel, da Câmara Municipal, além da cadeira pública e da biblioteca do município. Anos se passaram e agora, além de carregar a história de Edson Queiroz, o espaço vai ser palco para atividades culturais e de formação educacional para os moradores da cidade.

Doutor Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto e do Conselho administrativo do Grupo Edson Queiroz — Foto: LC Moreira/SVM

Doutor Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto e do Conselho administrativo do Grupo Edson Queiroz — Foto: LC Moreira/SVM

 

Curadoria e projetos

 

A curadoria do projeto ficou a cargo de Max Perlingeiro. "Garanto que quando cheguei aqui, o desânimo foi muito grande porque era um prédio em ruínas. O projeto é muito consistente porque o memorial é diferente do museu. Um memorial está diretamente ligado à memória do seu homenageado. Foi mais ou menos desta forma que nós concebemos esse espaço", explicou.

Moradora do município há 66 anos, dona Francimar não escondeu a felicidade ao ver o prédio histórico do município cheio de vida. "Uma praça linda e um prédio maravilhoso. Vai servir daqui para frente para os meus netos e filhos", comemorou Francimar Nascimento.

Memorial Edson Queiroz

 

  • Praça Nossa Senhora do Ó, Centro de Cascavel
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 13 horas às 18h; aos sábados, das 10h às 16h; aos domingos, das 9h às 12h e das 17h às 20h.