Foto: Natinho Rodrigues
Nesta sexta (27), o Instituto Myra Eliane encerra a formação da segunda formação de gestores municipais d o projeto Valores Humanos na Educação Infantil. Ao longo da semana, representantes de Aquiraz, Maracanaú, Pindoretama e Redenção conheceram a metodologia que será aplicada como formação complementar nas escolas de educação infantil de cada cidade. O encerramento acontecerá, às 17 horas, no Comfort Hotel (Rua Frei Mansueto, 160 – Meireles). O evento terá presenças do presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz, do promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), e do procurador da República Alessander Sales, além de representantes das gestões municipais.
Ao longo da semana, os participantes realizaram três tipos de atividades: teóricas, práticas e exercícios – oficinas em grupo e vivências. Ao final do treinamento, os professores elaboraram plano de implantação da metodologia em suas cidades. A capacitação centrou-se no papel do professor na formação de caráter das crianças. A metodologia segue uma corrente moderna da educação, que defende a inclusão de uma visão mais humanística e menos utilitária da Educação, incluindo na Educação Infantil aspectos que possam despertar o espírito de tolerância, a cultura de paz e compreensão, o respeito mútuo e a solidariedade.
A abordagem do projeto volta-se para a inclusão de uma visão mais humanística e menos utilitária da Educação, acrescentando aspectos que possam despertar o espírito de tolerância, a cultura de paz e compreensão, o respeito mútuo e a solidariedade. Um dos diferenciais do projeto é dar importância ao papel do professor na formação de caráter das crianças.
O projeto “Valores Humanos na Educação Infantil” é uma parceria do Instituto Myra Eliane com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ). Por meio dele, os municípios participantes se comprometeram a inserir nas legislações municipais de normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as escolas de educação infantil para a inclusão de conteúdo adicional especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade.
Centro de Educação Infantil
Em outubro, o Instituto Myra Eliane e a Prefeitura de Caucaia lançaram a pedra fundamental da escola modelo do projeto Valores Humanos na Educação Infantil. O complexo será formado pelo Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso, um ginásio poliesportivo, um teatro, um centro de formação para professores e centro de revitalização das etnias indígenas e quilombolas.
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza (CE) com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.
Encerrramento da formação de professores
Data: 27 de outubro (sexta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Comfort Hotel (Rua Frei Mansueto, 160 – Meireles)