É um consenso entre os estudiosos que a formação do caráter do indivíduo tem relação direta com os valores cultivados. E que esses são formados na primeira infância, até os seis anos de idade da criança. As promessas normativas realizadas pela Constituição por meio da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional apontam para a oferta de uma educação infantil de qualidade por parte dos municípios. Essa conquista ainda não é uma realidade, mas cada vez mais depende não apenas na reivindicação da realização destes direitos, mas da participação da sociedade civil junto ao Poder Público para garantir às crianças uma infância assistida.
Uma corrente mais moderna tem defendido a inclusão de uma visão mais humanística e menos utilitária da Educação, incluindo na Educação Infantil aspectos que possam despertar o espírito de tolerância, a cultura de paz e compreensão, o respeito mútuo e a solidariedade. Um exemplo prático dessa tendência está sendo dado no Ceará graças a uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), e o Instituto Myra Eliane. As duas instituições uniram forças e lançam nesta sexta-feira (10) o projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”, que busca promover ações que garantam os valores morais e éticos como base pedagógica da educação infantil. A solenidade de apresentação do projeto será realizada às 9 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (rua Assunção, 1100 – José Bonifácio).
O projeto “Valores Humanos na Educação Infantil” viabilizará a inserção nas legislações municipais de normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as creches ou pré-escolas para a inclusão de conteúdo adicional especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade. Em paralelo, o Instituto Myra Eliane irá promover a qualificação dos profissionais que atuem no ensino infantil, a partir de uma formação complementar e continuada capaz de lhes permitir a obtenção de uma visão humanística da educação, com base em um material pedagógico próprio para a educação infantil produzido pelo Instituto.
Durante a solenidade de lançamento, serão assinados Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e lançados três livros – “Valores Humanos para Crianças”, com textos de diversos autores sobre o tema; e dois livros de autoria de Marlone Gonzaga, “Enciclopédia Cordel – A Raiz da Educação: Educere e Educare” e “Enciclopédia em Cordel: Educação Infantil”.
Escola Modelo
Em paralelo, o Instituto Myra Eliane está acertando os detalhes para a construção de uma Creche–Escola Infantil modelo na comunidade do Dendê, em Fortaleza, com a aplicação dos conceitos de Franquia Social. “Nosso objetivo é ter a escola Olga e Parsifal Barroso funcionando ainda no primeiro semestre de 2017, atendendo crianças dos bairros próximos à unidade escolar e com o objetivo maior de oferecer a elas uma educação baseada na paz, no amor, no respeito à diferença e uma oportunidade real de tirá-las das ruas”, explica o empresário Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane. A escola funcionará seguindo os moldes do projeto-modelo de formação do caráter implantado pela Associação Douglas Andreani (ADA) na Creche-Escola Infantil Monte Cristo, no Parque Oziel, em Campinas (SP), voltada para a Formação do Caráter, visando atender à legislação do MEC e disponibilizar o modelo para escolas afiliadas, nos moldes da Franquia Social e apoiar o “Movimento Abraçar” que visa a retirada de 100% das crianças das ruas de Fortaleza.
O diretor da área pedagógica do Instituto Myra Eliane, Carlos Andreani, destaca que as técnicas utilizadas na metodologia de ensino orientam as crianças a explorar plenamente o potencial humano. "Esses valores geram mudanças significativas no decorrer da vida. Enquanto a alfabetização é o aprendizado para a existência, a formação do caráter ocorre antes disso".
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza (CE) com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.
Serviço
* Solenidade de Lançamento do Projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”
Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Instituto Myra Eliane
Data: 10 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (rua Assunção, 1100 – José Bonifácio – Fortaleza/CE)
Mais informações para a Imprensa:
AD2M Engenharia de Comunicação
www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001
Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | (85) 98879.8474
Aurimar Monteiro – aurimar@ad2m.com.br | (85) 98685.4322; 98893.9485