Inscrição
Data do Evento
Informativo
Programação

Simpósio 2024

Clique no link e seja redirecionado à página de Inscrição Simpósio

Clique no link e seja redirecionado para o material complementar: DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO

O I Simpósio Internacional de Educação Infantil Myra Eliane (SIEIME), com o tema “Práticas de qualidade para o desenvolvimento infantil”, visa a discussão entre os pares docentes a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças de 2 a 5 anos. O evento apresentará para o público inscrito, palestras com o foco na sensibilização de educadores quanto às temáticas importantes que compõem a sua formação para atuarem na primeira infância. Os temas tratarão sobre a qualidade na educação infantil, com a Professora Dra. Silvia Helena Cruz (Brasil). A importância da psicologia educacional no desenvolvimento infantil, com as Psicólogas Lorena Cavalcante e Pollyana Barros, e a Compreensão das Aprendizagens no Pós Pandemia- O caso das escolas Portuguesas, com a Professora Dra. Marília Favinha (Portugal).

• Apresentação das práticas pedagógicas de resumo simples com banner (Professoras do CEI Olga e Parsifal Barroso, demais profissionais da educação ou pesquisadores externos);

• Organizadores;

• Ouvintes;

• O Evento dará direito ao participante a um certificado de (8h);

• Ao final do evento, ocorrerá o lançamento do livro “A Educação das Infâncias: Das Políticas Curriculares aos Projetos e às Práticas Exitosas no Cotidiano Educacional”, desenvolvido pela Diretora Pedagógica Euzene Matos e as Professoras do Infantil V – Larissa Nava, Yara Marques e Geanne Moreira.

• Na ocasião, estará disponível ao público a Exposição “Retratos de Edson Queiroz”, no Espaço Cultural Arandu, equipamento que faz parte do Complexo Educacional Myra Eliane.

O encontro acontecerá no dia 26 de Abril de 2024, no CEI Olga e Parsifal Barroso, em Caucaia (CE).

O evento culminará com a exposição da Mostra Pedagógica dos Projetos PROLEEI e SINGULARES, no tocante aos resultados das práticas desenvolvidas na educação infantil do CEI Olga e Parsifal Barroso.

Inscrições para ouvintes – pagamento de uma taxa simbólica (R$30,00)

Inscrições para participantes com banner - pagamento de uma taxa simbólica (R$25,00)

Eixos Temáticos

Múltiplas linguagens

Como nos diz Loriz Malaguzzi, “a criança é feita de cem”, este eixo evidenciará as práticas que envolvem as múltiplas linguagens das crianças – arte gráfica, música, linguagem oral e escrita, corporal, que garantam a livre expressão da criança.

Letramento Matemático

Vivências intencionalmente planejadas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que proporcionará a exploração da criança no que diz respeito às situações de contagem, noções de espaço tempo, medição, observação de formas, e demais saberes matemáticos que fazem parte da nossa cultura.

Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil

A garantia da promoção de brincadeiras é de suma importância para crianças pequenas, principalmente, porque o brincar está amparado como um dos direitos de aprendizagem descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, as práticas envolvendo esse eixo revelarão a cultura e o protagonismo das crianças e do professor nesse processo.

Educação em Valores Humanos

A Educação em Valores Humanos (EVH) é a filosofia do trabalho realizado no CEI Olga e Parsifal Barroso. As práticas apresentadas são resultados das vivências realizadas pelas professoras com as crianças, que têm como suporte os seguintes ensinamentos: retidão, paz, amor, não-violência e verdade.

Linguagem Escrita na Primeira Infância

Esse eixo tem por objetivo divulgar práticas cotidianas de qualidade que envolvam escrita – espontânea ou convencional – que tenham significado para a criança pequena e estejam de acordo com a BNCC e demais documentos norteadores da Educação Infantil.

Clique no link e seja redirecionado para PROGRAMAÇÃO SIMPOSIO 2024